quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

2 - RESERVA DE RECREIO E DE MONTANHA DO PARQUE NATURAL DA MADEIRA - RIBEIRO FRIO (SANTANA)


O Ribeiro Frio é um sítio no interior da ilha, entre os 700 e os 800 metros de altitude. Pertence à freguesia de São Roque do Faial e ao Concelho de Santana.
Este local para , constituí um dos pontos de visita obrigatórios para aqueles que visitam a ilha, devido ao enorme património biológico e paisagístico que ali se encontra.

Junto ao Posto Florestal existem uma série de viveiros de trutas, criadas na água fria, pura e oxigenada deste ribeiro. As trutas são quase exclusivamente usadas para o repovoamento das ribeiras da Madeira, sendo também fornecidas para fins culinários.




Muitos dos que ali vão, é para percorrer o troço da levada da Serra do Faial até ao miradouro dos Balcões donde se avista todo o vale da Fajã da Nogueira ou então o troço de levada oposto até à Portela, Santo da Serra ou Camacha. Daqui ainda pode-se subir até ao planalto do Chão das Feiteiras, paisagem pouco comum na Madeira.


Toda esta área está envolta de uma importante mancha de floresta Laurissilva e integra ainda o Parque Natural da Madeira como Reserva de Recreio e de Montanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário